O que propomos?
Imaginem um mundo onde as nossas escolhas diárias nos refeitórios académicos podem ter um impacto profundo na saúde do nosso planeta, na nossa própria saúde e na qualidade de vida das gerações futuras. Bem-vindos ao movimento 'Alimenta a Mudança'. Mais do que um slogan, é um apelo à ação apresentado por um grupo de estudantes, professores, figuras públicas e ativistas.
Assina a nossa carta aberta
Um Dia Semanal de Refeições de Base Vegetal nas Universidades Portuguesas
Alimenta a mudança!
Carta Aberta "Prato Sustentável: Um Dia Semanal de Refeições de Base Vegetal nas Universidades Portuguesas"
Caros/as Reitores/as de Universidades, Diretores/as de Empresas de Restauração Coletiva e Presidentes de Associações de Estudantes:
Escreve-vos um grupo composto por estudantes, professores/as, investigadores/as, figuras públicas e ativistas.
O nosso objetivo é promover uma mudança significativa na oferta alimentar nos refeitórios e bares académicos. Propomos a implementação de, pelo menos, um dia por semana em que todas as refeições servidas sejam exclusivamente de base vegetal.
As razões principais para este movimento são:
- O combate à crise climática, uma vez que mais de 50% da pegada ecológica alimentar dos portugueses está associada ao consumo de carne e peixe [1], especialmente produzidos de forma intensiva.
- A melhoria dos hábitos alimentares dos jovens e adultos em Portugal, dados os benefícios cientificamente comprovados para a saúde de uma alimentação que privilegia a alimentação de base vegetal. [2, 3]
- Razões secundárias, nomeadamente de âmbito económico, uma vez que a refeição de base vegetal apresenta frequentemente um custo inferior à refeição convencional de carne ou peixe [4]. A inclusão, pois estas refeições podem ser consumidas por pessoas de todos os credos (hindus, cristãos, muçulmanos, entre outros).
- Menos sofrimento e morte de milhões de animais.
Os refeitórios académicos são também locais de ensino, não apenas “restaurantes”. A importância das ações de combate à crise climática nas universidades [5, 6, 7] e o facto de uma transição para uma alimentação de maior base vegetal (estritamente vegetariana) ser um importante contributo por parte de cada consumidor, para combater a crise climática [8, 9], justificam esforços adicionais para reduzir o consumo de produtos de origem animal no contexto do ensino superior. Acreditamos que as universidades e os refeitórios académicos são espaços propícios para tal. [10, 11]
A exigência feita pela Lei Portuguesa [12], de que haja uma refeição de base vegetal nos refeitórios das universidades, é insuficiente: há falhas no cumprimento da Lei, dúvidas sobre o seu alcance (nomeadamente sobre o que constitui um “refeitório universitário”), falta de fiscalização e, sobretudo, a qualidade nutricional, aspeto, diversidade e sabor das refeições são insatisfatórios devido à falta de formação dos funcionários. Por esta razão e outras (cultura, hábito, etc.) a probabilidade de serem escolhidas é baixa. [13, 14]
É, portanto, necessário criar um sistema que sirva refeições de base vegetal nutritivas, e também apelativas, para que estas sejam bem recebidas e gerem reações positivas — tanto através da formação dos cozinheiros e restantes colaboradores(as) dos refeitórios como da sensibilização dos utilizadores dos mesmos. Estes continuam a ter todos os outros dias da semana para consumir refeições com produtos de origem animal se o desejarem, e também o próprio dia se decidirem trazer a sua refeição (confecionada em casa, por exemplo), podendo ainda comer fora do campus. Estas duas últimas opções já são o recurso a que são obrigados a recorrer vários funcionários docentes, não docentes, alunos e investigadores que pretendem seguir uma alimentação em consonância com os princípios subjacentes a esta carta.
Reconhecemos que as reitorias não podem forçar mudanças nos refeitórios concessionados, contudo podem usar este requisito para concessões futuras; e/ou, dado o menor custo das refeições, e o respaldo das reitorias, as atuais concessões poderão iniciar já.
A urgência deste pedido é reconhecida por alguns municípios Portugueses, assim como dezenas de Universidades no estrangeiro. Em Portugal, os municípios de Sintra, Vila Nova de Gaia, Albufeira, Almada, entre outros, já implementaram 1 dia por semana onde apenas servem refeições escolares de base vegetal. No Canadá, já várias Universidades promovem uma alimentação de base vegetal, entre as quais a de Montreal (Quebeque), em que apenas 33% do menu é constituído por alimentos de origem animal. [15] Também dezenas de Universidades no Reino Unido se comprometeram a, nos próximos anos, servir apenas refeições de base vegetal todos os dias. [16] Mais exemplos de reforço da alimentação de base vegetal em universidades podem ser encontrados na Alemanha, Bélgica, Chéquia, Dinamarca, Suécia, etc.
Nas refeições de base vegetal, é recomendável privilegiar a utilização de produtos locais e sazonais, e de produção sustentável. No entanto, é importante salientar que fatores como o transporte e o cultivo em estufas contribuem menos de 10% para a pegada de carbono das refeições, vegetarianas e não-vegetarianas. [17, 18] Além disso, é igualmente aconselhável dar preferência à utilização de leguminosas, embora seja importante destacar que proteínas vegetais como tofu, seitan e soja texturizada possuem uma pegada de carbono e ecológica reduzida [19] e são igualmente saudáveis.
Assim, reiteramos este nosso pedido de implementação de, pelo menos, um dia por semana em que as refeições servidas sejam exclusivamente de base vegetal nos refeitórios e bares académicos em Portugal. Ao mesmo tempo que reiteramos a absoluta necessidade de adotar medidas eficazes para assegurar a diversidade e boa qualidade destas refeições. Esta medida incentiva escolhas alimentares mais saudáveis, como também contribui para a redução do impacto nos limites planetários associado às nossas refeições. A presente carta aberta não tem finalidade política e visa ser um apelo às instituição de ensino superior.
Acreditamos que esta iniciativa beneficia a saúde dos estudantes e de toda a comunidade académica, de hoje e das próximas gerações, e do planeta que todos partilhamos. As Instituições de Ensino Superior têm uma missão de liderar a mudança. Juntem-se a nós nesta causa por uma alimentação mais consciente, saudável, ética e sustentável!
Reconhecemos que as reitorias não podem forçar mudanças nos refeitórios concessionados mas podem usar este requisito para concessões futuras; e/ou, dado o menor custo das refeições, e o respaldo das reitorias, as atuais concessões poderão aceitar já.
A urgência deste pedido já está a ser reconhecida por alguns municípios Portugueses, assim como dezenas de Universidades no estrangeiro. Em Portugal, os municípios de Sintra, Vila Nova de Gaia, Albufeira, Almada, entre outros, já implementaram 1 dia por semana onde apenas servem refeições escolares de base vegetal. No Canadá, já várias Universidades promovem uma alimentação de base vegetal, entre as quais a de Montreal (Quebeque), em que apenas 33% do menu é constituído por alimentos de origem animal. [15] Também dezenas de Universidades no Reino Unido se comprometeram a, nos próximos anos, servir apenas refeições de base vegetal todos os dias. [16] Mais exemplos de reforço da alimentação de base vegetal em universidades podem ser encontrados na Alemanha, Bélgica, Chéquia, Dinamarca, Suécia, etc.
Nas refeições de base vegetal, é recomendável privilegiar a utilização de produtos locais e sazonais, e de produção sustentável. No entanto, é importante salientar que fatores como o transporte e o cultivo em estufas contribuem menos de 10% para a pegada de carbono das refeições, vegetarianas e não-vegetarianas. [17, 18] Além disso, é igualmente aconselhável dar preferência à utilização de leguminosas, embora seja importante destacar que proteínas vegetais como tofu, seitan e soja texturizada possuem uma pegada de carbono e ecológica reduzida [19] e são igualmente saudáveis.
Assim, reiteramos este nosso pedido de implementação de, pelo menos, um dia por semana em que as refeições servidas sejam exclusivamente de base vegetal nos refeitórios e bares académicos em Portugal. Ao mesmo tempo que reiteramos a absoluta necessidade de adotar medidas eficazes para assegurar a boa qualidade destas refeições. Esta medida não apenas incentiva escolhas alimentares mais saudáveis, mas também contribui para a redução do impacto nos limites planetários associado às nossas refeições.
Acreditamos que esta iniciativa beneficia a saúde dos estudantes e de toda a comunidade académica, de hoje e das próximas gerações, e do planeta que todos partilhamos. As Instituições de Ensino Superior têm aqui uma missão de liderar a mudança. Juntem-se a nós nesta causa por uma alimentação mais consciente, saudável, ética e sustentável!
Abaixo assinam:
- 1. Carolina Mesquita - Associação Vegetariana Portuguesa
- 4. João Graça - Professor e Investigador na Universidade de Groningen
- 7. Sara Moreno Pires - Professora e Investigadora na Universidade de Aveiro
- 10. João Malva - Investigador Coordenador na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
- 13. Francisca Feiteira - Food Policy Officer na Slow Food
- 16. Gabriela Oliveira - Chef e autora
- Leonor Lopes - Estudante do Mestrado de Ciências da Saúde na Nova Medical School
- 19. Eunice Maia - Fundadora loja Maria Granel
- 22. Pedro Resende - Professor no Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico
- 25. Ana Monteiro - Nutricionista e comunicadora
- 28. Inês Coimbra - Gestora do projeto Food Wave na Rede DLBC Lisboa (Associação para o Desenvolvimento Local de Base Comunitária de Lisboa)
- 31. Ana Brandão - Estudante e comunicadora
- 34. Rui Pedro Fonseca - Investigador
- 37. Jorge Picado - Professor na Universidade de Coimbra
- 40. Luís Manuel Marques da Costa Caires - Professor no Instituto Técnico de Lisboa
- 43. Mariana Ribeiro - Estudante
- Tiago Almeida de Jesus - Estudante no Instituto Superior Técnico
- 46. Pedro Manuel Quintas Aguiar - Professor na Universidade de Lisboa
- 49. Vicente Esteves - Estudante no Instituto Superior Técnico
- 52. Alcides Barbosa - Arquitecto na Rede para o Decrescimento
- 55. Sílvia Anjos - Professora no Instituto Superior Técnico
- 58. Maria Margarida Campos da Silveira - Professora Universitária
- 60. Carla Eugénia Gomes Belo - Professora na EPAD
- 63.Susana Fonseca: Vice - Presidente da ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável
- 67. Maria Catarina Salema Roseta Palma - Professora universitária no ISCTE-IUL
- 70. Maria Celeste da Silva Cruz - Assistente Técnica na Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho
- 73. Gaspar Tavares Sequeira Alpoim Menezes - Estudante na Escola Superior de Teatro e Cinema
- 76. Ema Marques - Estudante na Universidade do Minho
- 80. Ana Cristina Afonso Oliveira - Investigadora na Universidade do Minho
- 83. Joana Freitas - Estudante na Universidade do Minho
- 86. Lígia Maria Costa Pinto - Professora na Universidade do Minho
- 89. Lara Oliveira - Estudante na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
- 92. Susana Caires - Docente universitária na Universidade do Minho
- 95. Pedro Domingos Rodrigues de Carvalho Ferreira - Estudante na Universidade do Minho
- 98. Maria Vitória Veloso Costa Coutinho Alves - Estudante na Universidade do Minho
- 101. João Gabriel Varela Madureira - Licenciado em Ciências da Nutrição
- 104. Daniela Moreira - Estudante na Universidade do Minho
- 107. Inês Videirea de Amaral Nunes Garcia - Formadora na Mesa Redonda
- 109. João Mourato Pinto - Professor na Universidade do Minho
- 111. Inês Furtado Récio - Chef de cozinha na Spill The Greens
- 115. Lídia Isabel Leite da Silva - Estudante na Universidade do Minho
- 118. Cristiana Alexandra Vieira de Sousa - Estudante na Universidade Portucalense
- 121. Lina Maria Henriques Gomes Pelica - Professora no Agrupamento Escolas Santa Catarina
- 124. Teresa Novo Palma - Professora no ensino público
- 128. Ana Sofia Vilarinho de Almeida - Gestora de projecto na ANP | WWF
- 131. Rita Isabel Torrão Ramos - Professora de violoncelo na Escola das Artes do Alentejo Litoral
- 135. Telmo Filipe de Sousa Fernandes - Estudante de Doutoramento no Centro de Psicologia da Universidade do Porto
- 138. Ana Margarida Faria Soares - Professora no Agrupamento de Escolas de Cascais
- 141. Teresa de Jesus Soares Coelho - Professora no Instituto Politécnico de Portalegre
- 144. Maria Francisca Freitas Porto Dinis da Silva - Estudante na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto
- 147. Lúcia da Conceição Diogo Chaves Simões - Investigadora no Centre of Biological Engeneering
- 150. Maria Helena Carvalheiro Seabra - Professora
- 153. Rafaela Vilaça - Estudante na FCNAUP
- 156. Andrés Burgos - Pesquisador no Centro de Desenvolvimento Sustentával - CDS/UnB
- 159. Miguel Lopes Batista Viegas - Professor na Universidade de Aveiro
- 162. Miguel José da Encarnação Fernandes - Estudante no Instituto Superior Técnico
- 165. Rafaela Simoes Henriques - Estudante na FCNAUP
- 168. Ricardo Manuel da Cruz Reis - Estudante na Nova FCSH
- 171. Ana Luísa Alves Carvalho - Estudante na UTAD
- 174. Inês de Castro - Estudante na Faculdade de Direito de Lisboa
- 177. Maria Sofia Saldanha Beltrão - Estudante na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto
- 180. Inês Afonso Silva e Sá - Estudante Escola Superior de Biotecnologia
- 183. Maria Aguiar - Estudante na Nova Medical School
- 186. Juliana Contursi - Estudante na NMS
- 189. André da Silva Andrade Pinheiro - estudante na Universidade do Porto
- 192. Joana Quee - Estudante no IADE
- 195. Susana - Estudante na Universidade do Minho
- 198. Mónica Dias Tadeu - Estudante no Instituto Politécnico da Guarda
- 201. João Miguel Simão - Professor na Universidade Aberta
- 204. Maria de Lurdes de Almeida e Castro - Educadora de Infância no Jardim de Infância da APIST
- 207. Inês Bernardino - Estudante no Instituto Superior Técnico
- 210. Matilde Neves - Estudante na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa
- 2. Miguel Carvalho - Professor e Investigador no Departamento de Economia do ISCTE-IUL
- 5. Hugo Silvestre - Nutricionista
- 8. Nadine Mateus Silva - Nutricionista
- 11. Sara Salgado - Estudante do mestrado Global Challenges for Sustainability
- 14. Cristina Anjinho Viegas - Professora no Departamento de Bioengenharia do Instituto Superior Técnico
- 17. Constança Fernandes - Estudante no Instituto Superior Técnico e Presidente do Grupo de Estudantes AmbientalIST
- 20. Rafael Pinto - EU Policy Manager na European Vegetarian Union
- 23. Daniel Pais – Professor e Investigador na Universidade da Beira Interior
- 26. Maria Campos - Formadora
- 29. Catarina Simões - Climate Reality Leader
- 32. Filipa Alexandra Macieira - Coordenadora da Microbiologia Clássica no Laboratório de Análises do Instituto Superior Técnico
- 35. Patrícia Magalhães de Andrade Lima - Coordenadora do Núcleo de Propriedade Intelectual do Instituto Superior Técnico
- 38. Carlos Fulgêncio - Coordenador europeu do Harvard Alumni Climate Boot CampⓇ; Climate Reality Leader (SF, 2012)
- 41. José António Maciel Natário - Professor no Instituto Superior Técnico
- 44. Tiago Miguel Gomes de Sousa - Estudante no Instituto Superior Técnico
- 47. Carolina Lebre Branco - Estudante
- 50. Sofia Sequeira Pires de Azevedo Cutileiro - Estudante no Instituto Superior Técnico
- 53. Helena Maria Narciso Mascarenhas - Professora no Instituto Superior Técnico
- 56. Catarina Vilar Campos de Carvalho - Professora na Universidade de Lisboa
- 59. Marta Pereira de Melo da Cunha Brazão - Gestora de projecto na CEP
-
61. Miguel Monteiro - Estudante na Universidade Católica Portuguesa
-
64. Francisco Guerreiro - Eurodeputado dos
Verdes/Aliança Livre Europeia - 65. Tiago Henriques Luís - Coordenador de Alimentação na Associação Natureza Portugal | WWF
- 68. João António dos Santos Noivo - Técnico Superior na Universidade do Minho
- 71. Inês Marques Machado - Investigadora na Universidade do Minho
- 74. Paula Cristina da Silva Leite - Coordenadora Técnica na Universidade do Minho
- 77. Carla Filipa Mendes de Oliveira - Assistente Técnica na Universidade do Minho
- 81. André Xavier Ferreira - Estudante na Universidade do Minho
- 84. Sofia Carvalho - Estudante na Universidade do Minho
- 87. José Eduardo Leite Fernandes da Silva - Professor Auxiliar na Universidade do Minho
- 90. Catarina Andrade Gonçalves - Nutricionista na FCNAUP
- 93. Beatriz Oliveira Machado - Estudante na Universidade do Minho
- 96. Ângela Martins Lima - Estudante na Universidade do Minho
- 99. Maria João Bastos Martins - Estudante na Universidade de Aveiro
- 102. Patricia Calmeiro - Estudante na Universidade do Minho
- 105. Maria Inês Santos Correia - Estudante na Universidade do Minho
- 110. Rui Marques - Estudante no Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde
- 112. Ana Silva - Investigadora no Instituto Superior Técnico
- 113. Marta Martins Filipe - Estudante na Universidade de Aveiro
- 116. Ana André Baía Campos Mariz Pereira - Estudante
- 119. Carolina Pacheco Cunha da Conceição Nunes - Docente na Escola Artística António Arroio
- 122. Tiago Mendes - Nutricionista
- 125. Verónica Neves - Investigadora no Okeanos Centre - University of the Azores
- 126. Cláudia Isabel de Sousa Calado - Professora no ensino público
- 129. Isabel Garcia - Professora
- 133. Nicolas Canto Moniz - Estudante na Faculdade de Letras da Universidade do Porto
- 136. Diogo Oliveira Simões Santos - Estudante na FCSH Nova
- 139. Iara Pereira da Silva - Estudante na Universidade do Minho
- 142. Marta Isabel Barros Alves - Técnica de Comunicação na Universidade do Minho
- 145. Sara Barsanti - Estudante de Doutoramento na Universidade do Minho
- 148. Susana Alexandre Dias Brissos - Professora convidade no ISEG, Universidade de Lisboa
- 151. Laura Santos - Estudante na Nova Medical School
- 154. Maria Carolina de Lima - Nutricionista e Estudante de Doutoramento na FCNAUP
- 157. Elizabeth Miller - Professora na St. Dominic’s International School
- 160. Beatriz Água - Estudante na FCNAUP
- 163. Gonçalo Andrade Santos - Estudante Universitário
- 166. Rodrigo Labareda Nogueira - Estudante na FCUL
- 169. Maria Aguiar - Estudante na NOVA Medical School
- 172. Madalena Eisele Cabral Vaz André - Estudante na Universidade de Aveiro
- 175. Júlia Muhlmann - Estudante na FCNAUP
- 178. António Francisco Cantinho Cunha - Estudante no Instituto Superior Técnico
- 181. Lara Raquel Barroso de Barros - Estudante no Instituto Universitário de Ciências da Saúde
- 184. Maria Benedita Mateus Paulino Cascalheira - Estudante na ULHT
- 187. Mari Abreu - Estudante na Cespu
- 190. Beatriz da Silva Moreira - Professora no Ministério da Educação
- 193. Diana Manuela Neves Moreira - Estudante na UCP Porto
- 196. Fim ao Fóssil Coimbra - Colectivo de Estudantes
- 199. Maria Clara Esmeriz - Estudante na FCUP
- 202. Ana Paula Figueira Vaz Fernandes - Professora na Universidade Aberta
- 205. Paula Alexandra Ventura de Oliveira - Professora
- 208. Branca de Figueiredo Marques Caldeira Cabral - Estudante no Instituto Superior Técnico
- 211. Joana Gomes - Estudante no Instituto Superior Técnico
- 3. Maria João Coelho - Médica veterinária
- 6. Dörte Schneider Garcia - Green Consultant e docente
- 9. Mónica Truninger - Investigadora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
- 12. Rita Joana Silva - Trabalhadora do Instituto Superior Técnico na Área de Transferência de Tecnologia
- 15. Denner Déda - Estudante de Doutoramento e Investigador na Universidade de Coimbra
- 18. Filipe Rocha - Estudante de Doutoramento e Investigador na Universidade de Aveiro
- 21. Inês Gomes - Climate Reality Leader
- 24. Verónica Policarpo - Investigadora Auxiliar, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
- 27. Sandra Teixeira do Carmo - Investigadora em Ética Animal, Membro dos Critical Animal Studies, Docente na Pós Graduação de Direito dos Animais da FDUL
- 30. Pedro Leitão - Estudante de doutoramento UAlg-IPMA
- 33. Maria Júlia Rosa - Nutricionista, mestranda em nutrição humana e metabolismo na Nova Medical School
- 36. João Lima - Nutricionista e docente no IPC-ESTesC
- 39. Madalena Eça de Abreu - Professora Doutorada no ISCAC, coordenadora de Pós graduações na área do Marketing
- 42. Maria Manuel Pinto Lopes Ribeiro Clementino - Professora na Universidade de Coimbra
- 45. Carolina Neves Henriques Baptista - Estudante
- 48. Matilde Ribeiro e Sousa - Estudante no Instituto Superior Técnico
- 51. Orfeu Bertolami - Professor na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
- 54. Hans Eickhoff - Médico e investigador na Rede para o Decrescimento
- 57. Beatriz Calil - Estudante no Instituto Superior Técnico
- 62. Rita Teixeira - Nutricionista e Nutricionista e Professora assistente no Instituto Politécnico de Leiria
- 66. Rui Catalão - Co-fundador da Kitchen Dates
- 69. Maria Olivia Pereira - Professora na Universidade do Minho
- 72. Maria Cristina Daniel Álvares - Professora na Universidade do Minho
- 75. Marco Antonio Catussi Paschoalotto - Professor na Universidade do Minho
- 78. Susana Lopes - Investigadora na Universidade do Minho
- 79. Cristiana Sofia Alves Mendes - Estudante na Universidade do Minho
- 82. Ana Daniela Mendes Marques - Estudante na Universidade do Minho
- 85. Joana Martins - Investigadora na Universidade do Minho
- 88. Helia Maria Rosa Marreiros - Investigadora na Universidade do Minho
- 91. Maria da Graça Pereira Alves - Professora na Universidade do Minho
- 94. Carmen Corbalán Andreu - Estudante na Universidade do Minho
- 97. Vivelinda Maria Guerreiro - Técnica Superior na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
- 100. João Soares Marques Figueiredo Portela - Estudante na Universidade de Lisboa
- 103. Ana Rita Couto Heitor - Estudante na Universidade Católica Portuguesa
- 106. José Olavo Alves Duarte - Estudante na Universidade do Minho
- 108. Alexandra Dinis da Silva - Auxiliar de Ação Educativa na São Vicente de Paulo
- 110. Artur Fernando Arede Correia Cristovão - Professor na UTAD
- 114. Rita Militão - Estudante no Instituto Superior Técnico
- 117. Andreia Sofia Alves Pinto Pacheco - Gestora de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho
- 120. Carlota Nunes - Professora no Ministério da Educação
- 123. Juliana Sofia Pacheco Oliveira - Estudante na Universidade do Minho
- 127. Hélia Maria Gaspar Fernandes Nunes - Professora no Agrupamento de Escolas Gualdim Pais
- 130. Lorenzo Bejarano - Professor na IES Torres Villarroel
- 134. Mariana Silva Teixeira - Estudante na Universidade de Aveiro
- 137. Beatriz Martins Barreto - Estudante na Universidade do Minho
- 140. Inês Silva Neves - Nutricionista na Câmara Municipal de Peniche
- 143. Zélia Maria Carvalho Machado - Professora no Agrupamento de escolas de Almeirim
- 146. Maria de Almeida Guimarães - Estudante na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
- 149. Andreia Catarina Fonseca Ribeiro - Professora
- 152. Maria Filipa Sousa Felgueiras - Estudante na FCNAUP
- 155. Jade Bilhar - Estudante na FCNAUP
- 158. Marta Cristina Gomes Faria Patrão - Investigadora na Universidade de Aveiro
- 161. Joana Filipa da Silva Rosa - Estudante na EsTeSC
- 164. João Rocha - Estudante no Instituto Superior Técnico
- 167. Rita Joana Silva - Técnica Superior no Instituto Superio Técnico
- 170. Rodrigo Campos Reis - Engenheiro Informático na FEUP
- 173. Inês Duarte Martins Ribeiro - Estudante na FCNAUP
- 176. Joana Gomes - Estudante na Universidade do Porto
- 179. Mónica Bianca Souza Gomes - Estudante na FMUL
- 182. Inês Pereira Gonçalves - Estudante na Universidade Lusófona de Lisboa
- 185. Maria Guimarães - Estudante na UTAD
- 188. Bernardo Lourenço Drumond Dias - Estudante na Nova Medical School
- 191. Fábio Alexandre Gomes Sequeira - Estudante no IPCA
- 194. Izabeli Ferretti Couto - Students Affairs no Lisbon MBA
- 197. Pedro Lemos - Estudante na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo
- 200. Joana Filipe Cortez - Estudante na Universidade de Coimbra
- 203. Aldina Soares - Docente no Instituto Politécnico de Setúbal
- 206. Bernardo Brotas Carvalho - Professor no Instituto Superior Técnico
- 209. Maria do Carmo da Silva Pereira da Costa - Estudante na Nova Medical School
Referências bibliográficas / fontes
- [1] "Resultados da Pegada Ecológica e da Biocapacidade de seis municípios portugueses"
- [2] "Dietas Saudáveis a Partir de Sistemas Alimentares Sustentáveis"
- [3] "Linhas de orientação para uma alimentação vegetariana saudável"
- [4] "Planeamento de Refeições Vegetarianas para Crianças em Restauração Coletiva: Princípios Base"
- [5] "ULisboa lança o Plano para a Eficiência Energética e Hídrica da Universidade de Lisboa"
- [6] "Alterações Climáticas e as Instituições de Ensino Superior: O Caso da Universidade de Coimbra"
- [7] "Relatório de Sustantabilidade 2021, Universidade de Coimbra"
- [8] "Options for keeping the food system within environmental limits"
- [9] "Special Report on Climate Change and Land: Food Security"
- [10] "How to enable healthier and more sustainable food practices in collective meal contexts: A scoping review."
- [11] "The Flexitarian Flip™ in university dining venues"
- [12] "Nudging healthy and sustainable food choices: three randomized controlled field experiments using a vegetarian lunch-default as a normative signal"
- [13] "Lei n.º 11/2017: Estabelece a obrigatoriedade de existência de opção vegetariana nas ementas das cantinas e refeitórios públicos"
- [14] "Greener by Default - Research"
- [15] "Greener by Default at the University of Victoria"
- [16] "Plant Based Universities"
- [17] "The role of trade in the greenhouse gas footprints of EU diets"
- [18] "Very little of global food is transported by air; this greatly reduces the climate benefits of eating local"
- [19] "Reducing food's environmental impacts through producers and consumers"
Créditos fotográficos
Por ordem de ocorrência
- Imagem de capa © Duke University/PETA
- Imagem 2 © Justin Sullivan/Getty Images
- Imagem 3 © Jonathan Borba/Unsplash
- Imagem 4 © Anton Murygin/Unsplash
Revisores (e pré-assinantes) de:
- Estudantes (A Tripeirinha, Carlota AmbientalIST, AmbientalIST, outros)
- Professores (Pedro Resende, Carlos Fulgêncio, Miguel Carvalho, Sara Moreno Pires, João Graça, Rui Pedro Fonseca, Filipe Rocha, outros)
- Formadores: Gabriela Oliveira
- Slack AVP Equipa
- Rui Morais Pequeno (gramática)
- Rui Pedro Fonseca