O que oferecemos
O projecto Prato Sustentável disponibiliza um conjunto de ferramentas que visam a capacitação do pessoal da restauração colectiva para conceber menus vegetarianos saudáveis, saborosos e apelativos.
Formação E-learning de Cozinha Vegetariana
Oferecemos uma formação E-Learning gratuita de reforço de competências na confecção de menus vegetarianos para a restauração colectiva. Para staff de cantinas ou empresas de catering.
Quadro de Pontuação (Scorecard)
Uma ferramenta prática, desenvolvida a pensar no sector da restauração colectiva e refeições escolares, para apoiar na criação de menus equilibrados e sustentáveis.
Formação para a Restauração Colectiva (a pedido)
Disponibilizamos formação em confecção de menus vegetarianos para a restauração colectiva, a pedido de empresas ou municípios, mediante financiamento.
Materiais de Apoio Formativo
Disponibilizamos aqui um conjunto de materiais de apoio formativo, desde e-books, receitas, a respostar às perguntas mais frequentes sobre os nossos programas.
Porque aderir a esta iniciativa?
Um prato sustentável
O consumo de proteína animal é o factor que mais peso tem na pegada ecológica dos portugueses. Por outro lado, a proteína vegetal tem uma pegada ecológica curta, dado ser uma fonte primária de proteína.
Prato Económico
Segundo a Direcção Geral de Saúde (2015) é possível planear e confecionar refeições vegetarianas que sejam saudáveis e de custo baixo. O custo médio de uma refeição vegetariana na restauração colectiva é 0.82€.
Prato Saudável
Em Portugal, o consumo de carne, pescado e ovos é 3x superior ao recomendado pela Roda dos Alimentos. O consumo excessivo destes alimentos é o principal contribuidor para algumas das doenças crónicas mais comuns: diabetes, hipertensão, doenças coronárias, cancro, etc.